Decorreu no passado sábado dia 21 de Maio, pelo terceiro ano consecutivo, na zona envolvente da ADR-CCS Quinta de S. Pedro, o “Dia da Juventude ADR”. Este ano co-organizado com o Projecto Agarr´a Onda!, cuja ADR é entidade promotora. Esta edição, fruto do enquadramento do Projecto Agarr´a Onda! na Rede Algarvia de Projectos Escolhas, teve um âmbito regional, uma vez que contou com a presença dos Projectos financiados pelo Programa Escolhas de Vila Real de Stº António, de Tavira, Faro, Loulé, Almancil e Albufeira, envolvendo cerca de 150 jovens.


Num contexto social marcado pela instabilidade e desânimo da população em geral e dos jovens em particular, almejámos com esta iniciativa criar momentos de partilha e interacção juvenil, potenciadora da participação cívica e da aproximação às instituições da comunidade.


Foi com este desiderato que todo o programa foi construído. Efectivamente, numa óptica de capacitação e co-responsabilização, chamámos os jovens a pronunciar-se, o que fizeram através do orgão do Projecto Agarr´a Onda!, Assembleia de Jovens.

No programa foram incluídos momentos de natureza desportiva, cultural e de solidariedade, que permitiram aos jovens a demonstração das competências adquiridas, nas suas várias áreas de interesse, reforçando a sua auto-estima e a sua imagem social.


Pontos altos do dia foram a maratona de futsal, com a presença de 8 equipas, as actuações das bandas juvenis The Black Storm e Freezing Heat, da demonstração do grupo de Bicross de Portimão,  do hiphop dos irmãos Geovani e Wilcon do BeatBox Jerónimo, do flamenco do Projecto Escolhas de Vila Real de Stº António, da Capoeira do grupo Muzenza, do grupo de teatro Agarr´a Onda!, e a 1ª Grande descida de carrinhos de rolamentos, que fizeram as delícias de todos, tendo sido o culminar do trabalho de várias semanas dos jovens participantes.


Numa perspectiva de requalificação do espaço público de utilização juvenil, foi elaborado um graffiti, voluntariamente projectado e implementado pelo jovem João Frasão, com a colaboração de outros jovens Agarr´a Onda! que, desta forma contribuíram para tornar o espaço público com um aspecto mais saudável.  Este foi culminar de mais um projecto dos jovens Agarr´a Onda!. 


Body painting, térerés, penteados africanos, Motorstick, diagnóstico nutricional e Kayak Ergómetro complementaram o programa dos períodos da manhã e da tarde.

De noite como não poderia deixar de acontecer surgiram os concertos dos Confront Hate e Thrashylvania….

Terminamos com o especial agradecimento ao Município pela disponibilidade e apoio prestado.

Para o ano haverá mais!!!