Reconhecendo a importância do associativismo juvenil, o Projeto, em parceria com o Agrupamento Rio Arade, lançaram no ano letivo anterior o desafio aos alunos de se associarem e dessa forma constituírem-se oficialmente enquanto representantes, democraticamente eleitos, de todos os alunos das duas escolas do AERA. Neste sentido, considerando a inexistência até à data destas associações neste agrupamento, foi necessário promover o enquadramento quer legal, quer cívico do que simboliza ser membro de uma associação representativa dos alunos.


Foram e continuam a ser promovidas ações formativas que visam dotar os alunos de instrumentos que lhes permitam um desempenho mais efetivo e eficaz. Neste âmbito já foram desenvolvidas ações sobre diagnósticos de interesses e planeamento e avaliação de atividades.


Aprovados os estatutos, serão lançados a todos os alunos, concursos para a criação dos logótipos das suas associações, respetivamente Associação de estudantes da Escola Rio Arade (AEERA) e Associação de Estudantes da Escola João Cónim (AEEJC). Em relação à tomada de posse dos novos corpos dirigentes, esta decorrerá até final do presente mês de novembro. O Projeto irá continuar a acompanhar estes jovens alunos, em todo o seu desempenho, procurando promover a sua capacitação e autonomização.