A função dos professores de qualquer grau de ensino, encerra hoje um conjunto de exigências e desafios, fruto de uma sociedade em constante mudança e da integração generalizada do conceito de educação inclusiva. Efectivamente, este conceito foi claramente defendido na Declaração de Salamanca (1994), “... As escolas devem integrar todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Tal engloba as crianças com deficiência e as superdotadas, as crianças que trabalham ou que vivem nas ruas, crianças de origem estrangeira ou de populações nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos desfavorecidos ou marginalizados”.


Neste sentido, a procura contínua do desenvolvimento de estratégias facilitadoras da promoção do sucesso escolar, num contexto sócio-cultural e económico desfavorecido, onde estão presentes as diversas problemáticas atrás identificadas, gerou um diagnóstico de necessidades, que conduziu ao desenvolvimento das ações formativas abaixo identificadas.


Assim, o projeto e o agrupamento Rio Arade, aproveitando a experiência do nosso congénere XK de Ferreiras, propôs ao Centro de Formação de Albufeira Lagoa e Silves, a realização de duas ações: “O jogo como estratégia de educação para a inclusão”, dirigido ao Pré-escolar e 1º Ciclo e “Estratégias e Práticas de Educação para a Inclusão”  para os 2º e 3º Ciclos.

Estas ações, que irão conceder 3 créditos, implicarão 25h de formação presencial e 50h de trabalho autónomo. Irão envolver cerca de 60 docentes e terão o seu início previsto para a primeira semana de Novembro.

O coordenador do Projeto Agarr´a Onda! Será o formador responsável pelas ações, que naturalmente envolverão diversos especialistas nacionais nas temáticas abordadas.